"Tendo, pois, Maria chegado aonde Jesus estava, e vendo-o, lançou-se aos seus pés, dizendo-lhe: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido"
(João 11:32)
(João 11:32)
A passagem do evangelho de João capítulo 11 responde uma das perguntas mais cruciais da humanidade:
Onde Deus estava quando precisei? Se Deus estivesse aqui, se Deus existisse, isso não teria acontecido comigo.
O versículo inicial deste texto retrata a história de duas irmãs muito amadas por Jesus: Marta e Maria, irmãs do então finado discípulo amado de Cristo: Lázaro.
Embora as duas irmãs fossem pessoas “crentes” em Deus e em Cristo, suas personalidades diferentes revelam verdades e princípios que afligem as duas categorias de pessoas aos olhos de Deus: O crente praticante e o não-crente (que embora diga que crê, contudo, não vive na obediência da fé em Cristo).
Quantas pessoas não vivem dessa forma, tão preocupadas com seus afazeres que não têm tempo para Jesus? Quantas vezes convidamos as pessoas para virem a Igreja e elas têm sempre uma desculpa na ponta da língua: Não posso agora, tenho compromisso; estou com dor de cabeça hoje; estou muito cansada, vou outro dia; tenho visitas em minha casa e não poderei ir; tive umas discussões em casa e resolvi não ir; vou sair com meus amigos hoje, não vai dar; não preciso ir à igreja para estar com Deus, Deus está em qualquer lugar; etc.
Da justificação de suas obras dizem em seus corações: não preciso ser crente, afinal eu não roubo, não mato, não minto, faço caridade, ajudo tantas pessoas. Não preciso ser crente, pois Deus mora no meu coração.
Nos dias maus, nos dias da sua adversidade, tais pessoas indagam: Onde estava Deus quando mais precisei?
Há muito compreendi que quando faço perguntas a Deus que não me são respondidas, não foi porque Deus não tinha as respostas, mas porque as minhas perguntas é que estavam erradas.
Se tais pessoas ansiosas pudessem ouvir a Deus, talvez ouviriam como resposta divina uma outra pergunta da parte de Deus:
“Onde você estava quando Eu te procurei?”
Deus chama a todo instante, e está falando a todo instante. Ele envia pessoas para lhe darem um panfleto, envia pessoas a lhe convidarem para ir a igreja ouvir a Sua Palavra e aprender mais, abre espaço nas ondas de rádio e na TV para a pregação da Sua Vontade, leva a igreja para fazer cultos ao ar livre para aqueles que tem vergonha, medo ou preconceito de entrar numa igreja evangélica, enfim, de tantos modos e a todo tempo Deus está falando, mas... quem O está ouvindo? Quem inclinou o seu coração para ouvi-Lo? Quem atendeu a Sua Voz quando Ele chamou? Quem deu crédito à pregação do Evangelho?
Se em todo o tempo que Deus falava você não quis ouvi-Lo, como agora pergunta “onde estava Deus”?
Onde estava você???
A Bíblia revela em todo o seu contexto que Deus tem compromisso com quem tem compromisso com Ele. Deus cuida-nos como filhos, quando vivemos como filhos, nos sujeitando ao Pai, obedecendo-O e ouvindo os Seus ensinamentos e mandamentos.
"Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus" (Romanos 8:14)
Se O rejeitamos, se O negamos, se viramos as costas a Ele, se não temos tempo para ouvi-Lo, o que podemos esperar que Ele faça por nós?
Verdade é que Deus está perto até mesmo daqueles que não o servem, que não o conhecem, que não o creem que não o obedecem. Mas, mesmo perto destes, Deus é impedido de poder ajudá-los, a menos que haja arrependimento, confissão da sua maldade, fé no sacrifício de Cristo e súplicas pelo Seu socorro.
“EIS que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.” (Isaías 59:1-2)
Deus está pronto a lhe ajudar, esperando somente que você reconheça os seus pecados, reconheça que necessita Dele, confesse com os seus lábios os seus erros e creia Naquele que Ele enviou para morrer no seu lugar (Cristo).
Onde Jesus estava quando Marta e Maria clamaram por Ele?
Ele estava bem ali, carregando-as em Seu colo.
E ele está bem aí, querendo te carregar e te socorrer também. Querendo revelar-se a você, querendo ajudar você, querendo estar perto de você, chorando por amor a você. Esperando que você se aquiete para ouvi-Lo, esperando que você chame por Ele, que você chore e lamente seus pecados e se arrependa para que possa desfrutar do Seu perdão a fim de que você ressuscite da sua vida carnal e pecaminosa e viva a sua nova vida exclusivamente para Ele.
Onde você está, neste exato momento em que Ele te chama?