4 de fev. de 2014

A GRAÇA DA GARÇA: A arte de viver em meio à lama sem sujar as vestes


Ora ou outra somos surpreendidos com a maneira que Deus escolhe para nos dar aquele “pedala”, e nos despertar para as coisas boas e simples da vida. Seja num diálogo com um irmão de viver simples e humilde, na contemplação de uma obra de arte, na natureza, numa canção, além é claro da sua infalível e fiel Palavra.
Confesso que ás vezes esse chacoalhão dói, mas é uma dor boa. Ter seu pecado ou erro confrontado com a verdade imutável do SENHOR, nos deveria gerar além do arrependimento, um contentamento e esperança, por saber que Deus com um pai perfeito nos corrige por amor.

E uma dessas vezes em que fui surpreendido foi quando um amigo meu me postou um link no facebook com uma canção de Rap chamada: “A graça da garça”, do grupo Estratagema de Deus. Não sou muito fã desse tipo de som; mas a qualidade dos caras, e as grandes verdades sendo cantadas verso após verso são marcantes.

.
Estratagema de Deus - RAP "A graça da garça"

Mas algo que me chamou a atenção, sem dúvidas foi a ideia central da canção: “A graça da garça - A arte de viver em meio à lama sem sujar as vestes.”

Gosto desse tipo de abordagem ilustrativa, me lembra o Mestre Jesus quando ensinava por parábolas pedindo para observarmos os campos, as aves, os céus; Ele queria que enxergássemos além do óbvio, queria que pensássemos.

Então afinal, qual é graça da garça? Olhemos então esse animal gracioso.

Logo de cara o que é mais fascinante nessa ave é observar quão alva são suas penas. A brancura é tamanha que em algumas vezes se torna radiante ao refletir a luz do sol sobre elas. A leveza do seu voo, a destreza de seu caminhar nos mais variados campos: praias, rios, charcos e manguezais (lama).
Diante disso me veio a mente o seguinte questionamento: Como pode um animal que vive em meio a lama e lodo ainda manter-se tão puro e limpo?

Comparando isso a nossa realidade, não é tão diferente. Diariamente passamos por ambientes e/ou situações em nossas vidas de completa lama e pecado: violência, imoralidades, corrupção, injustiça, mentiras, ganância... muita lama e muita sujeira.

Qual o segredo de manter-se puro como a garça nessas situações?

O problema não está na lama em si, mas sim quando essa lama nos submerge, quando ela toma conta de nossas forças e emoções; pois quando isso acontece a cor, o cheiro e as demais características que essa lama (pecado) carrega passa a ser nossa também. E quanto mais tempo passamos parados e conformados nesse ambiente, passamos a ser tão corruptíveis quanto ele.

Paulo nos diz em Romanos 12:2:
   “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

Quando o apóstolo Paulo nos alerta: "não se amoldem ao padrão deste mundo...", ele quer nos advertir que mesmo em meio ao completo caos, a lama, a podridão que presenciamos e vemos diariamente tão de perto, nós não precisamos nos moldar e nos conformar com tudo isso. Devemos buscar uma mudança completa de mente, e isso implica em mudança dos hábitos que são contrários ao que Deus quer de nós, implica também em caminhar contrária a nossa natureza pecaminosa, e não se conformar com esse mundo vil do qual estamos inseridos até o pescoço, que se volta ao lamaçal do pecado como porcos num chiqueiro.

Deus é quem nos orienta e nos direciona a termos esse modo de viver, Ele é o mesmo que nos capacita a concretizá-lo mediante a atuação do seu Espírito Santo, Ele é a rocha na qual estamos firmados, mesmo que passemos por pântanos traiçoeiros, vales de escuridão e morte, temos plena confiança em Cristo.
“Ele me tirou de um poço de destruição, de um atoleiro de lama; pôs os meus pés sobre uma rocha e firmou-me num local seguro.” (Salmos 40:2)

ESSA É A GRAÇA DA GARÇA: VIVER EM MEIO À LAMA SEM SUJAR AS VESTES.
ESSA É A GRAÇA DOS ELEITOS EM CRISTO: VIVER EM MEIO AO PECADO SEM SE CONFORMAR COM ELE.


7 comentários:

  1. Muito bom, me ajudou bastante a entender o que é a Graça da Garça!

    ResponderExcluir
  2. Mto, mto bom. Agr entendi e posso compartilhar esta letra fera "A graça da garça
    "

    ResponderExcluir
  3. A paz para todos;nossa muito boa essa explicação da graça da garca,eu madei o áudio para um grupo e muitas pessoas não entenderam a mensagem e muitos me perguntou o que significava eueumadei a explicação acima e então entenderam, apesar muitos não ter gostado,mais tudo bem Jesus não agradou todos não é mesmo? Nem todos está na graça da graça; então, só o que posso fazer orar por eles. Amém.

    ResponderExcluir
  4. Boa explicação sobre essa frase, viver em meio ao pecado e não se contaminar com ele, como Noé, vivia em meio ao pecado mas era servo fiel a Deus e não se contaminava com as obras daquele povo perverso aos olhos de Deus.
    Fiquem todos na graça de Deus e que possamos fazer como esta ave, vivermos em meio a lama e não nos sujar com ela

    ResponderExcluir
  5. Lucivando Santana - Recife-/PE.Maravilhoso esse texto, muito rico e tem esclarecido a muitos o objetivo de saber viver em meio a lama sem sujar as vestes, sem se envolver com a podridão, o pecado que tão de perto nos rodeia. Que em meio a tantas dificuldades o nome de Cristo possa ser glorificado.Que Deus nos ajude! Paz em Cristo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...